sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Da minha coleção...


Um dos indicados ao Oscar de Melhor Curta de Animação 2010, Granny O'Grimm's Sleeping Beauty tem direção de Nicky Phelan, produção de Darragh O’Connell e roteiro e dublagem de Kathleen O’Rourke. Nele, uma senhora amargurada que, ao contar uma fábula para sua neta dormir, coloca toda a sua tristeza e rancor, mudando o rumo da história. Ele faz parte de uma série de 26 animações de 11 minutos cada nas quais a vovó conta o Conto de Fadas do seu jeito rabugento. Este que concorre à estatueta é a versão da velhinha sobre A Bela Adormecida.

* com fonte do smelly cat

Cinema: Toy Story 1 e 2 em 3D

Depois de 15 anos, chega novamente aos cinemas, exclusivamente nas salas com a tecnologia 3D, o primeiro filme da série Toy Story. Lançado em 1995, o desenho animado não só marcou a estreia do estúdio Pixar na produção de longas (que, ao longo dos anos levou para telas sucessos como Procurando Nemo (2003), Ratatouille (2007) e mais recentemente Up - Altas Aventuras), mas revolucionou o mercado dos longas animados ao ser primeiro animado totalmente feito em computação gráfica.

Apesar de não trazer cenas novas, apenas o fato de algumas cenas terem sido transformadas em 3D, o desenho vale o ingresso, principalmente para quem não teve a oportunidade de assisti-lo na época de seu lançamento. Dirigido por John Lasseter (de Vida de Inseto, Toy Story 2 e Carros), o filme acompanha as peripécias de uma turma de brinquedos liderada pelo vaqueiro Woody. Toda vez que seu dono não está no quarto, eles ganham vida e personalidade, agindo como se fossem pessoas de verdade. Woody é o centro das atenção entre os amigos de plástico e também o preferido do menino Andy.

Sua supremacia é desafiada pelo patrulheiro do espaço Buzz Lightyear, que acredita ser real e não apenas um brinquedo. A rivalidade entre os dois acaba mal e obriga todos os bonecos a se unirem para salvar suas vidas. Essa união deu tão certo que, em 1999, eles retornaram às salas escuras para viveram uma nova aventura em Toy Story 2, que reestreia nos cinemas em 3D digital em 5 de março e deve ficar em cartaz, como o original, por cerca de 15 dias.

Nele, também dirigido por Lasseter, Woody tenta salvar um dos amigos e acaba sendo sequestrado por um colecionador de brinquedos que pretende vendê-lo a um museu. Na casa de seu raptor, ele descobre que foi o protagonista de um famoso seriado da TV nos anos e conhece outros bonecos da coleção. Enquanto isso, Buzz lidera uma equipe e parte em uma atrapalhada missão de resgate.

O relançamento dos dois animados abre o caminho para Toy Story 3, previsto para estrear em 18 de junho. Com direção de Lee Unkrich (de Procurando Nemo) e roteiro de Michael Arndt (de Pequena Miss Sunshine), o filme coloca a turma em uma nova confusão quando Andy, agora crescido, vai para a faculdade e doa seus brinquedos para uma creche. Lá o grupo conhece novos brinquedos, entre eles Ken, que logo se interessa por Barbie, um ursinho cor-de-rosa e uma dinossauro.

shirley paradizo

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Órfãos contra o mal

A Universal Pictures divulgou o novo e divertido trailer da animação Meu Malvado Favorito (Despicable Me). Realizado em 3D, o longa animado segue Groo (voz de Steve Carell, de O Virgem de 40 Anos e Agente 86), um ladrão que planeja realizar o maior roubo da história humanidade: a Lua. O que, para ele, pode ser difícil, mas não impossível. Afinal, ele já está acostumado com furtos mirabolantes, como surrupiar os pontos turísticos, como as pirâmides do Egito, a Torre Eiffel e até a Muralha da China. Encorajado pela malvada mulher, ele encontra um único obstáculo no seu caminho: um trio de órfãs que estão sob seus cuidados.

Além de Carell, o animado conta as vozes de Jason Segel, Kristen Wiig, Will Arnett, Russell Brand, Jemaine Clement, Jack McBrayer e Julie Andrews. Meu Malvado Favorito está previsto para estrear nas salas brasileiras em 30 de julho de 2010. Confira o trailer abaixo.




shirley paradizo

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Das páginas do livro para as telas

Os cineastas Frederico Pinto e José Maria uniram suas forças para produzir o longa-metragem infantil As Aventuras do Avião Vermelho, inspirado em obra homônima de Érico Verissimo. Publicado em 1936, o livro conta a história de Fernandinho, um menino de 8 anos que perdeu a mãe recentemente. Essa morte tornou o menino solitário, sem amigos e com problemas de relacionamentos na escola e com o pai. Preocupado com o mau comportamento do filho, que deixa a empregada maluca, seu pai lhe dá vários presentes. Depois de algumas tentativas, ele acerta sem querer ao presenteá-lo com um livro.

Fernandinho fica fascinado com As Aventuras do Capitão Tormenta, sobre um aviador que viaja o mundo enfrentando vários perigos. Fernandinho consome cada página como se fosse um doce, mas no final o sabor é amargo: o Capitão Tormenta fica preso no Kamchatka. Juntos com seus brinquedo favoritos, Ursinho e Chocolate, que ganham vida em sua imaginação, ele embarca no avião vermelho e visita lugares maravilhosos como a China, a Índia, a Lua e entre outros. Orçado em 3 milhões de reais,o filme ainda está em fase de captação de recursos, que devem acontecer ao longo deste ano.

Confira o trailer do desenho e mais informações no site oficial.


shirley paradizo

Animação com sabor nacional

O cineasta baiano Chico Liberato já está trabalhando em sua nova animação, batizada de Ritos de Passagem e prevista para estrear ainda este ano. A história é baseada em dois personagens que habitam o imaginário do sertão nordestino: o Santo e o Guerreiro. Após a morte, eles entram na barca de Caronte, o barqueiro do Rio da Morte, o que provoca nos personagens reflexões sobre os atos e as escolhas de cada um. Por meio dos ritos de passagem - nascimento, batismo, transição da juventude para a idade adulta, morte e transcendência - eles passam por uma auto-análise, quando discorrem sobre os acontecimentos vividos no contexto denso, dramático e adverso propiciado pelos rigores da vida áspera no sertão.

Pioneiro do cinema de animação na Bahia, Chico Liberato produziu o terceiro longa-metragem animado do país, Boi Aruá (1983), que documenta o cotidiano do Nordeste, mais especificamente o sertão caatigueiro por meio do personaggem mitólogico que dá nome ao filme. No projeto de Ritos de Passagens, o diretor conta com artistas importantes como Xangai, Jackson Costa, Margareth Menezes, Ingra Liberato e o autor da música tema, Elomar Figueira Mello, que já havia trabalho com ele em Boi Aruá. Confira um trailer do desenho e mais informações no
site oficial.



shirley paradizo

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Woody e seu novo amigo

Depois do ursinho cor-de-rosa Lot-o-Huggins, mais um personagem se junta à turma de Toy Story 3. A Disney Pixar divulgou hoje a imagem da dinossauro Triceratops Trixie, que será dublada pela atriz e comediante americana Kristen Schaal. No novo longa-metragem, Woody (Tom Hanks), Buzz (Tim Allen) e todos os brinquedos do garoto de Andy vivem uma grande aventura depois que seu dono vai para a faculdade. Eles são doados para uma creche, onde aprontam confusões e fazem de tudo para não se separarem.

Toy Story 3 tem estreia prevista para o dia 25 de junho.

shirley paradizo

De portas fechadas

Para os fãs da animação, aqui vai uma notícia nada boa. A Imagi Animation, estúdio de Hong Kong, fechou as portas. De acordo com a Imagi International Holdings, isso aconteceu para preservar o valor do estúdio entre os acionistas. A Imagi começou a trabalhar com animação computadorizada em 2000. Em 2007, lançou seu primeiro longa-metragem As Tartarugas Ninja - O Retorno, baseado nos personagens de sucesso dos quadrinhos e dos desenhos animados dos anos 80.

O estúdio,porém, parece não ter suportado o fracasso de seu mais recente longa animado nos cinemas, Astro Boy. O filme apenas recadou apenas 23 milhões de dólares em vários meses em cartaz pelo mundo. Apesar encerrar as atividades, a Imagi Animation não morreu por completo. O estúdio deve continuar desenvolvendo ideias para filmes e tercerizar trabalhos de animações para países como a China, onde os custos são mais baixos. Estima-se que o estúdio já tivesse acumulado até agora um prejuízo de mais de 100 milhões de dólares.

shirley paradizo

Uma história de dragões

Foi divulgado novo cartaz da animação em 3D Como Treinar o Seu Dragão (How to Train Your Dragon), no qual pode-ser o protagonista tentando conquistar a confiança do dragão azul. Baseado no livro de Cressida Cowel, o animado se passa em um mundo místico habitado por vikings fortões e dragões selvagens. E na ilha de Berk, onde enfrentar essas criaturas é um modo de vida, um adolescente está prestes a ser iniciado nessa prática e essa é a sua única chance de provar seu valor para o pai e toda a tribo. Entretanto, quando ele encontra um dragão ferido e os dois se tornam amigos, seu mundo vira de cabeça para baixo.

A animação tem direção de Dean DeBlois e Chris Sanders, a mesma dupla responsável por Lilo & Stitch, da Disney. No elenco original estão Jay Baruchel (de Trovão Tropical), Gerard Butler (de Código de Conduta e 300), America Ferrara (da série Betty, a Feia), Jonah Hill (de Ressaca de Amor e Horton e o Mundo dos Quem), Christopher Mintz-Plasse (de Ano Um), Craig Ferguson (de A Verdade Nua e Crua), Kristen Wiig (de Uma Noite Fora de Série) e T.J. Miller (de Cloverfield - O Monstro).

Como Treinar seu Dragão tem estreia mundial marcada para 26 de março.


shirley paradizo

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Destaques da semana (de 22.02 a 01.03)

Digimon Data Squad (dia 22, segunda a sexta, 9h30, Disney XD, estreia) - Masaru Daimon, um menino que não se cansa de brigar na rua, tem amizade com uma estranha criatura parecida com um dinossauro, que se revela ser um monstro digital ou digmon de um reino sobrenatural chamado Mundo Digital. Masaru e o bicho se tornam bons amigos depois da batalha inicial e logo o menino descobre que seu monstro é na verdade um fugitivo procurado por uma organização especial para ocorrências digimon chamada DATS (Data Squad). A dupla agora precisa se unir para vencer os malfeitores que passam a persegui-los.

Bo em Ação! (dia 22, segunda a quinta, 12h, Playhouse, estreia) - os mais novinhos podem se divertir com uma nova temporada da série animada voltada para para crianças em idade pré-escolar que, por meio da dança e de diversos jogos, incentiva a atividade física.

Bob Esponja (de 22 a 26, segunda a sexta, 17h30, Nickelodeon, estreia) - chega ao canal a sétima temporada com as aventuras da esponja amarela e seus amigos da Fenda do Bikini. Diversão mais que garantida!

Especial Einstein (dia 22, segunda, 21h, The History Channel, estreia) - um dos maiores gênios da história, Einstein desenvolveu teorias que foram decisivas para o entendimento que se tinha do universo e de seus principais elementos. O programa revela a trajetória pessoal e profissional do cientista, com destaque para o período compreendido entre os anos 1914 e 1919.

Private Practice (dia 22, segundas, 22h, Sony, estreia) - chega ao canal a terceira temporada da série centrada na bela médica Addison Montgomery. No primeiro episódio, A Death in the Family, Violet é levada às pressas para o hospital. Ela está inconsciente e muito machucada após o ataque de Katie, uma das suas pacientes, e Addison e Naomi lutam para salvá-la. Enquanto isso, o paradeiro e as condições do bebê roubado de Violet permanecem desconhecidos.

E! Special: 25 Acts of Love Gone Wrong (dias 22 e 23, segunda e terça, 17h, E! Enterteniment, estreia) - programa mostra que o excesso de afeto pode até destruir o mais belo dos sentimentos, mesmo entre as celebridades. Quando o caso é de paixão não correspondida, o risco de catástrofe é ainda maior. Acompanhe surpreendentes histórias de maridos, mulheres e amantes que foram alvos de paixões não correspondidas e sofreram com isso. Além de casos com pessoas obcecadas por celebridades, a atração revela situações que resultaram em explosões domésticas de raiva.

À Prova de Tudo (dia 23, terças, 21h, Discovery Channel, inédito) - Bear Grylls, ex-soldado das Forças Especiais Britânicas, se coloca em situações de risco para demonstrar como sobreviver em meio aos ambientes mais inóspitos e desertos. Bear desafia o frio cortante, caminha por desertos desolados, dá de cara com predadores perigosos e faz o que pode para se alimentar com o que caça ou encontra. Os capítulos inéditos acompanham esse experiente soldado, alpinista e aventureiro em seu caminho de volta à civilização levando apenas alguns suprimentos e as roupas do corpo.

Lie to Me (dia 23, terças, 22h, Fox, estreia) - nesta segunda temporada, o Dr. Cal Lightman (Tim Roth) consegue perceber o quanto há de verdade no que alguém diz apenas observando a linguagem não-verbal. Uma mulher com múltiplas personalidades procura Lightman em busca de ajuda. O grupo Lightman tem que descobrir se ela é assassina ou testemunha de um crime.

FlashForward (dia 23, terças, 22h, AXN, estreia) - nesta nova série, um dia aparentemente normal se torna um pesadelo quando todas as pessoas da Terra perdem a consciência por 2 minutos e 17 segundos sem qualquer explicação. O acontecimento fica ainda mais curioso quando elas compartilham da mesma experiência: durante o desmaio todos tiveram visões de um trecho de seu próprio futuro, seis meses adiante - um flashforward global.

Bafta (dia 23, terça, 19h, E! Enterteniment, inédito) - programa revela os melhores momentos do tapete vermenlho do Bafta, o prêmio máximo do cinema inglês promovido pela British Academy of Film and Television Arts. Neste ano, Avatar, de James Cameron, Educação, de Lone Scherfig, Guerra ao Terror, de Kathryn Bigelow, Preciosa, de Lee Daniels, e Amor Sem Escalas, de Jason Reitman disputam a estatueta de Melhor Filme. O canal irá registra as expectativas de celebridades como George Clooney e Jeff Bridges, indicados a Melhor Ator, a revelação Carey Mulligan, indicada a Melhor Atriz, Christoph Waltz e Mo'Nique, favoritos como coadjuvantes, entre outros, na glamourosa chegada de astros e estrelas à festa de entrega das estatuetas.

Brothers & Sisters (dia 24, quartas, 23h, Universal, estreia) - a família Walker retorna nesta quarta temporada. Nela, os fãs poderão acompanhar como a família Walker lidará com os novos e velhos desafios. Em Caminho à Frente, Nora e Holly não conseguem se entender para organizar a festa de noivado de Justin e Rebecca. Kitty e Robert tentam evitar o divórcio e procuram ajuda de um terapeuta de casais. Kevin e Scotty tomam ainda uma importante decisão. Sarah (tenta encontrar um namorado pela Internet, mas as coisas não saem como o esperado.

Anthony Bourdain: Sem Reservas (dia 24, quartas, 23h, Discovery Travel & Living, estreia) - nesta quinta temporada, o aventureiro culinário e autor de livros best-seller segue sua busca por experiências autênticas e comidas que representem as culturas do mundo. Bourdain visita personalidades e cidades para desvendar lugares, povos e, claro, novos sabores. Seja provando a comida de rua local, como insetos salteados e carnes fritas não identificadas ou preparando uma refeição utilizando o calor de um gêiser (fonte de água quente de origem vulcânica) nos Açores, ele sempre apresenta algo fora do cotidiano.

House (dia 25, quintas, 23h, Universal, inédito) - canal volta a exibir episódios inéditos da sexta temporada da série. The Down Low com as participações especiais de Ethan Embry (de Controle Absoluto), Nick Chinlund (de A Batalha de Riddick) e Sasha Alexander (de Ele Não Está Tão a Fim de Você). Nele, traficantes negociam com outros em um estacionamento. Após uma discussão, uma arma é disparada e um deles, mesmo sem ser atingido, cai no chão inconsciente. No hospital, House acredita que a cabeça da vítima possa estar ferida e ainda desconfia que há algo suspeito entre os traficantes.

Animania: Monstros Atacam (dia 26, sexta, 19h30, TV Cultura, inédito) - o programa exibe os filmes Fantasma da Ópera, de Alê Machado, e A Noite do Vampiro, de Alê Camargo. A atração ainda recebe o animador Sávio Leite para comentar a Mostra Múmia, que neste ano fará sua sétima apresentação nas cidades mineiras de Betim (18 a 25 de outubro) e Belo Horizonte (26 de outubro a 1° de novembro).

The Rolling Stones - Shine a Light (dia 26, sexta, 21h, HBO, estreia) - o diretor Martin Scorsese na direção e um show dos Stones em Nova York na frente das câmeras.

Sete Vidas (dia 27, sábado, 21h, HBO, estreia) - Will Smith vive um agente da Receita Federal que quer encontrar sete pessoas dignas que tenham sonegado o imposto por justa causa para poder defendê-las. O enredo é cheio de boas intenções, mas, não deixa de ser irônico Smith ter escolhido a Receita Federal como fonte do bem num país onde dever Imposto de Renda é cadeia certa.

007 - Quantum of Solace (dia 27, sábado, 22h, Telecine Premium, estreia) - Daniel Craig volta ao James Bond repaginado como um cara muito mais físico e linha dura e menos provido de traquitanas espantosas. Fechando a história de Cassino Royale, Bond procura os responsáveis pela morte de Vésper e encara um bandido que quer tomar posse da água.

The Prisioner (dia 28, domingos, 21h15, HBO, estreia) - minissérie inspirada em série britânica de sucesso de 1960, conta a história de um homem que aparece inexplicavelmente em um lugar chamado A Vila. Sem saber como chegou lá, ele começa a explorar o local e descobre que os moradores se identificam por números, não por nomes, além de não serem tão confiáveis como podem parecer. No elenco, Jim Caviezel (de O Conde de Monte Cristo e A Paixão de Cristo), Ian McKellen (de O Senhor dos Anéis).

(shirley paradizo)

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Da minha coleção...



Uma colônia de cupins paranóicos, uma tamanduá hiperativa e um elefante indiano com pretensões artísticas viajam juntos, em um trem a vapor, pela América Latina. Os três personagens eles passam por situações divertidas e curiosas e precisam se unir para resolver os problemas que vão surgindo no meio do caminho. Esta é a proposta de Tromba Trem, piloto de um projeto de série animada produzida pela Copa Studio (produtora carioca especializada em animação 2D). Com direção de Zé Brandão, o desenho é um dos finalistas do AnimaTV, projeto da TV Cultura voltado para o desenvolvimento de animações infantis brasileiras. Aqui vai um trailer do filme. O vídeo da animação na íntegra pode se vista no site da TV Cultura. Aproveite e participe da votação online.

(shirley paradizo)

Cinema: Percy Jackson e o Ladrão de Raios

Diretor por trás de sucessos infanto-juvenis como Esqueceram de Mim (1990), Harry Potter e a Pedra Filosofal (2001) e Harry Potter e a Câmara Secreta (2002), Chris Columbus recorre à mitologia grega para seu novo trabalho, Percy Jackson e o Ladrão de Raios. Logan Lerman, de 18 anos, que estreou no cinema no drama O Patriota (2000), é o protagonista da história, que parte de um livro de Rick Riordan, com roteiro de Craig Titley. Ele é Percy Jackson, adolescente de Nova York, que mora com a mãe, Sally (Catherine Keener, de Onde Vivem os Monstros) e um padrasto alcoólatra (Joe Pantoliano).

Percy não sabe ainda, mas é um semideus, filho de ninguém menos do que o deus grego Poseidon (Kevin McKidd, do seriado Grey’s Anatomy), o senhor das águas e mares. Por determinação do todo-poderoso Zeus (Sean Bean, de O Senhor dos Aneis), os deuses não podem manter qualquer contato com seus filhos com humanos. Mas está surgindo uma situação de risco, que pode provocar uma guerra capaz de abalar o mundo todo.

Alguém roubou os relâmpagos e Percy, por alguma razão, torna-se um dos suspeitos. Por isso, começa a ser perseguido por seres mitológicos e muito perigosos, primeiro uma das Fúrias e depois o Minotauro em pessoa. É quando finalmente é informado de sua condição semidivina por seu inseparável amigo, Grover (Brandon T. Jackson), que na verdade é um sátiro e seu protetor designado.

A perseguição a Percy obriga Grover e Sally a levarem o rapaz para um local seguro, uma espécie de acampamento em que os semideuses recebem treinamento especial em lutas e outras artes. No caminho, quando enfrentam o Minotauro, Sally morre.

Logo mais, Percy descobre que pode haver um jeito de resgatar sua mãe do reino dos mortos, que é governado por Hades (Steve Coogan, de Uma Noite no Museu). Essa se tornará a grande aventura do filme, em que o garoto testará suas capacidades especiais juntamente com Grover e Annabeth (Alexandra Daddario), a filha da deusa Atena (Melina Kanakaredes).

Nessa aventura, o trio encontra algumas figuras perigosas, mas também divertidas, como a Medusa (Uma Thurman) – especialmente engraçada num figurino de couro preto, turbante e óculos escuros. Outras participações especiais são do ex-007 Pierce Brosnan, como o centauro Chiron, e Rosario Dawson (de Sin City), como Perséfone, a mulher de Hades que é louca para romper o tédio do mundo dos mortos, em que ela é obrigada a viver. Essas participações dão um molho de humor ao filme, que também usa e abusa dos efeitos especiais para encenar as lutas entre os seres superpoderosos.

Como se poderia esperar, as liberdades tomadas com a mitologia grega vão longe. O que se observa por exemplo pelo detalhe de a morada dos deuses gregos, o monte Olimpo, por alguma razão estar localizado não na Grécia, mas em Nova York, no alto do lendário edifício Empire State.


(neusa barbosa*)

* a querida amiga neusa barbosa - que há tempos não encontro - é especialista em críticas de cinema, jornalista e pesquisadora e atualmente edita o site cineweb, especializado em cinema

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Annie Awards: os vencedores

O longa-animado da Diseny/Pixar Up - Altas Aventuras foi o grande vencedor do Annie Awards, premiação entregue anualmente pela The International Animated Film Society aos melhores do ano em animação. Confira a lista completa abaixo.

The Secret of Kells
Up: Altas Avenuturas

Melhor Produção para Home Video
George, o Curioso: Um Natal Cheio de Macacadas
Futurama: Into the Wild Green Yonder
Lanterna Verde: Primeiro Voo
O Bicho Vai Pegar 2
Bob Esponja e a Onda Gigante

Melhor Curta-Metragem Animado
Pups of Liberty
Robot Chicken: Star Wars 2.5
Santa, The Fascist Years
The Rooster, The Crocodile and The Night Sky
The Story of Walls — Badmash Animation Studios

Melhor Comercial Animado para Televisão
Goldfish: In The Dark
Idaho Lottery “Twiceland”
Nutty Tales
Spanish Lottery “Deportees”
The Spooning

Melhor Produção Animada para Televisão
Glenn Martin, DDS
Feliz Natal Madagascar
Prep and Landing
The Simpsons

Melhor Produção Animada Infantil para Televisão
A Casa do Mickey Mouse
Bob Esponja
As Trapalhadas de Flapjack
Mighty B!
Os Pinguins de Madagascar

Efeitos Animados
Scott Cegielski (
Monstros vs. Alienígenas)
Alexander Feigin (
9: A Salvação)
Eric Froemling (Up: Altas Aventuras)
Tom Kluyskens (Tá Chovendo Hambúrguer)
James Mansfield (A Princesa e o Sapo)

Animação de Personagem em uma Produção para Televisão
Mark Donald (B.O.B.’s Big Break)
Mark Mitchell (Prep and Landing)
Kevan Shorey (Feliz Natal Madagascar)
Tony Smeed (Prep and Landing)
Phillip To (Monsters vs. Aliens: Mutant Pumpkins from Outer Space)

Animação de Personagem em uma Produção para Cinema
Andreas Deja (A Princesa e o Sapo)
Eric Goldberg (A Princesa e o Sapo)
Travis Knight (Coraline e o Mundo Secreto)
Daniel Nguyen (Up: Altas Aventuras)
Bruce Smith (A Princesa e o Sapo)

Design de Personagem em uma Produção para Televisão
Bryan Arnett (Mighty B! - Catatonic)
Ben Balistreri (A Mansão Foster para Amigos Imaginários)
Craig Kellman (Feliz Natal Madagascar)
Bill Schwab (Prep and Landing)

Design de Personagem em uma Produção para Cinema
Daniel Lopez Munoz (Up: Altas Aventuras)
Shane Prigmore (Coraline e o Mundo Secreto)
Shannon Tindle (Coraline e o Mundo Secreto)

Direção em uma Produção para Televisão
Pam Cooke & Jansen Yee (American Dad: Brains, Brains & Automobiles)
Rob Fendler (Popzilla)
John Infantino, J.G. Quintel (As Trapalhadas de Flapjack: Candy Casanova)
Bret Haaland (Os Pinguins de Madagascar - Launchtime)
Jennifer Oxley (The Wonder Pets: Help The Monster)

Direção em uma Produção para Cinema
Wes Anderson (O Fantástico Sr. Raposo)
Pete Docter (Up: Altas Aventuras)
Christopher Miller, Phil Lord (Tá Chovendo Hambúrguer)
Hayao Miyazaki (Ponyo)
Henry Selick (Coraline e o Mundo Secreto)

Música em uma Produção para Televisão
Michael Giacchino (Prep and Landing)
Kevin Kiner (Star Wars: The Clone Wars - Weapons Factory)
Guy Moon (Os Padrinhos Mágicos: Desejologia)

Música em uma Produção para Cinema
Bruno Coulais (Coraline e o Mundo Secreto)

Michael Giacchino (Up: Altas Aventuras)
Joe Hisaishi (Ponyo)
John Powell (
A Era do Gelo 3)

Desenho de Produção em uma Produção para Televisão
Mac George (Prep and Landing)
Andy Harkness (Prep and Landing)

Janice Kubo (A Mansão Foster para Amigos Imaginários)

Desenho de Produção em uma Produção para Cinema
Christopher Appelhans (Coraline e o Mundo Secreto)
Ian Gooding (A Princesa e o Sapo)
Tadahiro Uesugi (Coraline e o Mundo Secreto)
Christophe Vacher (9: A Salvação)

Storyboard em uma Produção para Televisão
Sunil Hall (Mighty B!: Catatonic)
Brandon Kruse (Os Padrinhos Mágicos: Fly Boy)
Robert Koo (Feliz Natal Madagascar)
Joe Mateo (Prep and Landing)
Adam Van Wyk (O Espetacular Homem-Aranha: Final Curtain)

Storyboard em uma Produção para Cinema
Sharon Bridgeman (
Astro Boy)
Chris Butler (Coraline e o Mundo Secreto)
Ronnie Del Carmen (Up: Altas Aventuras)
Tom Owens (Monstros vs. Alienígenas)
Peter Sohn (Up: Altas Aventuras)

Atuação Vocal em uma Produção para Televisão
Danny Jacobs (voz de Rei Julien - Feliz Natal Madagascar)
Nicky Jones (voz de Chowder - Chowder: The Dinner Theatre)

Tom Kenny (voz de Bob Esponja - Bob Esponja)
Dwight Schultz (voz de Mung Daal - Chowder: The Party Cruise)
Willow Smith (voz de Abby - Feliz Natal Madagascar)

Atuação Vocal em uma Produção para Cinema
Jen Cody (voz de Charlotte - A Princesa e o Sapo)
Dawn French (voz de Miss Forcible - Coraline e o Mundo Secreto)
Hugh Laurie (voz de Dr. Barata Ph.D. - Monstros vs. Alienígenas)
John Leguizamo (voz de Sid - A Era do Gelo 3)
Jenifer Lewis (voz de Mama Odie - A Princesa e o Sapo)

Roteiro em uma Produção para Televisão
Daniel Chun (Os Simpsons: Treehouse of Horror XX)
Kevin Deters, Stevie Wermers-Skelton (Prep and Landing)
Valentina L. Garza (Os Simpsons: Four Great Women and a Manicure)
Billy Kimball e Ian Maxtone-Graham (Os Simpsons: Gone Maggie Gone)
Billy Lopez (The Wonder Pets - Save the Honey Bears)

Roteiro em uma Produção para Cinema
Wes Anderson e Noah Baumbach (O Fantástico Sr. Raposo)
Pete Docter, Bob Peterson, Tom McCarthy (Up: Altas Aventuras)
Timothy Hyde Harris e David Bowers (Astro Boy)
Christopher Miller e Phil Lord (Tá Chovendo Hambúrguer)

(shirley paradizo)

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Destaques da semana (08.02 a 15.02)

United States of Tara (dia 08, segundas, 22h, Fox, estreia) - a série é protagonizada pela atriz Toni Collette, vencedora do Emmy e que acaba de receber o Globo de Ouro como melhor atriz em série de TV. Tara Gregson, uma dona de casa de Overland Park (Kansas) que sofre de Transtorno Dissociativo de Identidade, resolve deixar de lado a medicação para descobrir a causa de sua doença. Isso traz à tona suas personalidades alternativas.

Lost (dia 9, terças, 21h, AXN, estreia) - chega ao canal a sexta e última temporada da série em um episódio especial de duas horas. Enfim todos os segredos serão revelados. Será que Juliet conseguiu explodir a bomba? Quem é de fato o inimigo de Jacob? E quem são Bram e Ilana, e qual é a missão deles na ilha? Essas e as muitas outras perguntas que ainda estão sem respostas, finalmente serão esclarecidas.

Mostra Carnaval (dia 09, terça, 21h30, Canal Brasil) - uma série de programas que troca a atração turística de hoje por biografias e depoimentos de nomes importantes do samba e do carnaval ao longo da história. A programação começa com Jamelão, 90 Anos, uma retrospectiva da carreira do sambista, seguindo com Geraldo Filme, biografia de um dos incentivadores do samba em São Paulo, e que inclui depoimentos do grupo Demônios da Garoa. Para encerrar, Batuque na Cozinha, especial sobre as Pastoras da Velha Guarda da Portela.

Arquivos Confidenciais (dia 10, quarta, 20h, NatGeo) - o programa tenta desvendar o mistério por trás de dois nomes conhecidos, Jack, O Estripador e O Homem da Máscara de Ferro. Na primeira meia hora, o especial relembra as mortes causadas pelo criminoso em Londres e mostra novas técnicas que podem ajudar a saber mais sobre o assassino. Em seguida, o relato de Voltaire e o romance de Alexandre Dumas são o ponto de partida para a identidade do misterioso prisioneiro que mantinha o rosto escondido.

Glee (dia 10, quarta, 22h, Fox) - canal exibe úlitmo episódio da primeira parte da série produzida por Ryan Murphy, criador e produtor de Nip/Tuck. Nele, a longa estrada rumo à competição regional está quase no fim, mas não antes de muitos solavancos pelo caminho. A parada de meio de temporada traz várias surpresas e apresentações fantásticas. O campeonato regional está em jogo e haverá muita agitação antes de qualquer um conseguir chegar lá.

The Twisted Whiskers Show (dia 11, quintas, 19h, Cartoon Network, estreia) - a animação em computação gráfica com episódios de 10 minutos é baseada em uma linha de cartões com bichinhos olhudos, superfofos e engraçados. Muito provavelmente você já deve ter visto (ou recebido) um cartão de aniversário, Natal ou Ano Novo estrelado por esses cãezinhos e gatinhos de olhos esbugalhados - mas que, mesmo assim, continuam sendo umas fofuras. E agora eles ganham sua própria série, na qual vão mostrar, de forma bem divertida, o mundo sob o olhar de animais de estimação como os cachorros Yamp e Goosers e os gatos Dander e Flouncie.

Carnival! (dia 11, quinta, 21h, GNT, estreia) - do mesmo diretor de Punk: Attitude, Carnival! conta a história da maior festa de rua da Europa, o carnaval de Notting Hill. Em resposta a uma onda de violência racial nas ruas de Londres, essa celebração teve sua primeira edição em 1959 e, através da música e da dança, tinha o único objetivo de comemorar a diversidade cultural.

Zack & Cody: Gêmeos a Bordo (dia 12, sexta, a partir das 18h30, Disney Channel) - para preparar a estreia da nova temporada da série, que estreia dia 15, segunda, o canal exibe um especial que traz convidados ilustres a bordo do SS Tipon: Alex, Justin e Max, de Os Feiticeiros de Waverly Place, e Miley, de Hannah Montana. No primeiro episódio, Justin se emociona ao saber que venceu um concurso no qual o prêmio é ir ao Cruzeiro Adolescente de Tipton e onde conhecerá a London. Alex e Max também gostariam de ir. Alex torna-se amiga da Bailey, mas se envolve em problemas por utilizar a magia para levar sua amiga Harper a bordo. Enquanto isso, Max e Zack competem em uma série de desafios. Logo depois, Hannah Montana embarca no SS Tipton no caminho para um show em Honolulu. Para impressionar Bailey, Cody obriga Woody que o ajude a conseguir ingressos. Enquantro isso, os Russo usam um pouco de magia para deixar suas férias um pouco mais emocionantes – Alex joga um feitiço em Justin, mas é Zack que sofre as consequências e Max tenta conquistar London com uma maleta mágica. E fechando este especial, Miley perde no SS Tipton sua pulseira da sorte presenteada por sua mãe. Assim que as coisas começam a dar mal, Miley acredita ser por causa do amuleto perdido. Ao mesmo tempo, Cody diz a Bailey que é amigo próximo de Hannah Montana e lhe promete excelentes lugares para o show.

Animania: Bebedeira! (dia 12, sexta, 19h30, TV Cultura, inédito) - Zeca 2D e Seth descobrem que a bebida também faz estragos na animação. O animador César Cabral fala como foi animar os bonecos do seu filme Dossiê Rê Bordosa, no qual investiga a morte de uma beberrona irresistível. Via web, Zeca mostra a Seth os efeitos da bebida no filme Tequila, de Daniel Poeira, Christine Veras e Ana Lúcia Andrade. Otto Guerra, direto de um alambique em Minas Gerais, comenta sobre a produção de seu mais recente longa animado, Kraunus e Pretiskaia, fuga em ré menor. Para encerrar o ‘porre’ animado, a atração leva ao ar o filme Em Busca da Cor, de Telmo Carvalho, que retrata o caminho sem volta de um artista assombrado por seus fantasmas.

Stargate Universe (dia 13, sábado, a partir das 17h, Sci-Fi) - canal exibe cinco episódios seguidos da série que gira em torno de um grupo de militares, cientistas e civis que se vêem obrigados a abandonar a base na qual trabalham e atravessar o Stargate quando este é atacado. Os sobreviventes que conseguem chegar ao outro lado aparecem no mais remoto ponto do universo. Isso quer dizer em uma nave perdida que foi lançada pelos Antigos na época áurea de sua civilização como um experimento iniciado, mas nunca concluído.

Planeta Terra: Vida em Pequena Escala 1 (dia 14, domingo, 16h30, TV Cultura, estreia) - David Attenborourgh apresenta esta série do diretor Mike Salisbury. Neste episódio serão mostrados pequenos animais, que muitas vezes podem ser letais, também conhecidos como invertebrados. A atração volta 400 milhões de anos atrás para desvendar a transição dos seres vivos que criaram ferramentas de adaptação incrível e saíram do mar para viver na terra.

Auto-Defesa (dia 14, domingos, 22h, NatGeo, estreia) - em sua terceira temporada, a série filmada em High Definition vai mais além das artes marciais puras e apresenta cinco novas formas de combate. A Ciência das Lutas 3 submete os melhores atletas à testes de laboratório para determinar os limites da capacidade de luta do ser humano. Nesta nova temporada, o público poderá desfrutar do mesmo tipo de imagens espetaculares e de forte impacto criadas por computação gráfica e que marcaram de forma indiscutível as temporadas anteriores.

Filhos de Gandhy (dia 15, segunda, 21h, GNT, estreia) - o documentário revela a origem e as histórias do bloco carnavalesco Filhos de Gandhy por meio das memórias de seus idealizadores. Os desfiles do grupo no carnaval de 1999 e os festejos de seu cinquentenário também são pauta, além da viagem de Gilberto Gil e mais quatro companheiros à Índia.

State of Play (dia 15, segundas, 23h, Film & Arts, estreia) - a minissérie de episódios é um surpreendente thriller de enganos e traições que envolve a morte de dois jovens. Estes acontecimentos, aparentemente sem vínculo, trarão a tona o perigoso hábito dos governos modernos de estar excessivamente próximo das grandes corporações. No elenco, estrelas
como Russel Crowe, Ben Affleck, Rachel McAdams e Helen Mirren.

(shirley paradizo)

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

As estreias desta semana

Palavras Mágicas - desde segunda-feira, dia 01, o canal TV Rá Tim Bum exibe os programetes Palavras Mágicas. Com um minuto cada, trazem as divertidas histórias dos irmãos Daniel, Vini e Elisa, que sempre se metem em enrascada e acabam se livrando dos apuros por saberem usar as tão cobiçadas palavras mágicas: desculpa, obrigado, com licença e por favor. Esse comportamento educado é obra da Dona Gema, uma sábia vizinha que orienta as crianças para a boa instrução e ensina que determinadas expressões fazem toda a diferença.

Galera da Lei - chegou ao canal Boomerang (segundas, 20h) a nova série que acompanha Jared 'Coop' Cooper, um dos garotos mais descolados da escola. Articulado, divertido e charmoso, ele gosta de tocar bateria, praticar esportes e, é claro, paquerar as garotas. Mas nem o próprio Cooper imaginaria, do alto de seus 15 anos, que fosse ter talento também para atuar em nome da justiça. Assim, ele assume a vaga de mais novo advogado da corte juvenil da escola Banting. Enquanto enfrenta a competição de Kaleigh Stewart, menina séria, eficiente e sua rival no tribunal, ele vai tentar trazer a diversão para dentro dos julgamentos comandados pela nada convencional juíza Tara Bohun.

Espaço Dividido - esta nova série do Boomerang (segundas, 21h) explora a vida de adolescentes vivem totalmente longe dos pais. Sempre ter alguém para conversar, dormir a hora que você quiser, comer o que tiver vontade. Mas para quatro garotas e quatro garotos da Des Sables High School, este é um sonho prestes a se transformar em pesadelo. Compartilhando a mesma casa enquanto terminam os estudos, essa turma vai descobrir como é complicado lutar pela posse do controle remoto, ao mesmo tempo em que amizades e paixões vão e vêm entre estas quatro paredes.

A Vida Secreta de uma Adolescente Americana - a nova série do Boomerand (terças, 20h) narra as aventuras de Ben Boykewich, namorado de Amy Juergens, e que não se importa que a garota seja uma mãe adolescente. Por isso, a relação dos dois vai ficando cada dia melhor. Os pais de Amy, por mais que agora sejam vizinhos, ainda continuam separados. Mas a coisa promete esquentar com a aparição de novos personagens – e também pela participação cada vez maior de Ricky Underwood, pai da criança, que promete virar a história toda de pernas para o ar.

Animania - no episódio desta sexta, Estudando Animação (exibido às 19h30), Zeca 2D descobre o curso de pós-graduação em animação da PUC-Rio, com seus primorosos filmes de alunos, como: Contemporânimos, de Júlio César Carvalho; Filomena, de Lívia Holanda; Feira dos Imortais, de Léo Ribeiro e Animus Necandi, de Elesbão. Fernando Mozart aparece e dá dica de um recém-lançado kit animado: um livro de história, acompanhado de um dvd com o filme Uma Viagem Pitoresca..., onde Mozart animou ilustrações clássicas de Debret. A Ozi, Escola de Animação 3D de Brasília, não fica fora e mostra o surpreendente filme Rua das Tulipas, realizado pelos alunos e sob direção de Alê Camargo. Seth resolve levar a vida à sério e também estudar animação.

Luzes, Drama, Ação! - no domingo, dia 07, às 20h, chega ao Cartoon Network a nova temporada de Ilha dos Desafios, como novo nome e ambientação. O apresentador continua sendo o bem-humorado Chris. E as refeições continuam sendo servidas pelo mal-humorado Chef. Mas o grupo formado por Owen, Lindsay, Harold, Duncan, Izzy, Gwen, Beth, Leshawna, Trent, Geoff, Bridgette, Heather, Courtney e Justin não está mais na floresta. As empolgantes provas semanais, inspiradas nos clichês do mundo do cinema, acontecem em um enorme estúdio-fantasma, transformado em campo de desafios. Já o tradicional confessionário, no qual os participantes revelam à câmera suas suspeitas e ansiedades, passa a ser dentro do trailer de maquiagem - sendo que agora eles falam diretamente ao enorme espelho que os atores usam para trocar o figurino. As empolgantes provas semanais serão inspiradas nos clichês do mundo do cinema. E o perdedor da semana terá que caminhar pelo Corredor da Morte e dirigir a Fiascosine de volta para casa, para nunca mais voltar. Os 14 competidores disputam o prêmio de US$ 1 milhão. A atração vai contar ainda com episódios especiais, no formato de talk show, apresentados diretamente do cenário do programa. Com o nome de Consequência de Luzes, Drama, Ação, esses capítulos são apresentados pelo casal Geoff e Bridgette, ambos eliminados na temporada inicial. Diante de uma calorosa plateia formada por fãs e outros perdedores da série, eles vão entrevistar os recém-saídos do programa, mostrar vídeos inéditos de bastidores e opinar sobre os rumos da competição. Isso, é claro, se o relacionamento dos dois resistir à fama que aos poucos sobe à cabeça de Geoff... A partir do dia 14, a atração muda de horário, indo ao ar às 20h30, com a reapresentação do episódio anterior às 20h.

O Segredo dos Animais - já estão no ar os novos episódios da série (segunda a quarta, 16h, Nickelodeon) que traz o Boi Otis e sua turma aprontando muitas confusões enquanto o proprietário da fazendo onde vivem está distraído ou dormindo. Otis mata acidentalmente o amigo secreto de Porco, o Sr Wiggleplix. Para evitar que seu melhor amigo entre em depressão, Otis finge ser o Sr. Wiggleplix. Em outro episódio, Otis e seus amigos são confundidos com uma quadrilha de ladrões de joias que usam máscaras de animais como disfarce e todos acabam na cadeia.

Perdido pra Cachorro - o canal HBO exibe no dia 06, sábado, o filme que mostra Chloe, uma mimada cadelinha chihuahua de Beverly Hills, que se perde acidentalmente no México. Sozinha pela primeira vez, ela deverá confiar em novos e inesperados amigos para que a ajudem a encontrar o caminho de casa.

Ratatouille - no dia 7, domingo, às 20h, o Disney Channel estreia a deliciosa animação da Disney/Pixar. O animado conta a história de Remy, um jovem e muito determinado ratinho que vive em um dos restaurantes mais elegantes de Paris e sonha se transformar em um famoso chef francês. Dividido entre os desejos da sua família e a sua verdadeira vocação, Remy e seu amigo Linguini movimentam uma cadeia de eventos que irá colocar de cabeça para baixo esta famosa cidade.

South Park - também no dia 07, domingo, às 19h30, estreia a 12a. temporada da polêmica série animada no VH1. Protagonizado por Cartman, Kenny, Stan e Kyle, o desenho satiriza os acontecimentos que movimentaram o mundo em 2008, como as Olimpíadas da China, o cabelo raspado de Britney Spears e o lançamento do quarto filme da franquia Indiana Jones.

Diversos - este mês chegam ao Disney XD muitas atrações. Entre elas, Digimon Data Squad, a nova série animada repleta de ação e aventura que segue o menino Masaru Daimon. Ele encontra uma estranha criatura, parecida com um dinossauro – é um "Agumon", um monstro digital. Logo Masaru percebe que Agumon é um digimon que conseguiu escapar e está sendo procurado pela organização especial DATS (Data Squad). O canal também estreia Power Rangers: RPM, na qual a misteriosa e sinistra rede de computadores Venjix tenta conquistar e destruir o planeta. Os seres humanos vivem em cidades protegidas por cúpulas para livrar-se da poluição e das máquinas lideradas por Venjix. Na cidade de Corinto, um grupo especial de Rangers deve aprender a dirigir e operar um arsenal de veículos de biotecnologia avançada para combater o exército de máquinas que querem dominar o mundo. novos episódios da série preferida das crianças. Todos os sábados e domingos do mês, pela manhã e à noite, o Disney XD apresenta os novos episódios de Phineas e Ferb, a série de grande sucesso protagonizada pelos meio-irmãos mais criativos e divertidos da televisão.

Gatos Não Sabem Dançar - este imperdível animado tem exbição marcada para dia 06, sábado, no SBT, dentro do quadro Sábado Animado. Produzido em 1997 pela Turner Feature Animation, o filme contou com a direção de Mark Dindal, o mesmo de O Galinho Chicken Little e A Nova Onda do Imperador. Num castelo vivia uma bela, arrogante e rica princesa chamada Darli. Enquanto isso Danny, um gato pobre, sonha ser astro dos musicais. Em Hollywood, os dois se conhecem, mas a tal princesa se recusa a atuar com animais, especialmente com Danny, pois ela odeia animais. Diante de tamanho desprezo, Danny mobiliza todos os animais atores desempregados e arma um plano onde, numa apresentação da princesa eles roubam a cena e conquistam o respeito de todo o público.

(shirley paradizo)

Da minha coleção...




Em uma Paris monocromática, pequenas criaturas coloridas decidem dar mais vida à cidade e saem pelas ruas pintando tudo o que aparece à sua frente. Mesclando animação 3D com imagens reais, o curta Reulf é um projeto de estudantes da Universidade de Paris VIII, como parte do programa de graduação em Artes e Tecnologia da Imagem. A direção é de Quentin Carnicelli, Charles Klipfel & Jean-François, com trilha sonora de Robert Le Magnifique & Olivier Mellano.

(shirley paradizo)

Oscar 2010: Os indicados

Foram anunciados, na terça-feira, dia 02, os indicados ao prêmio da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas - o Oscar 2010. Os finalistas das 24 categorias foram anunciados pela atriz Anne Hathaway (de O Diabo Veste Prada) e pelo presidente da Academia, Tom Sherak, no teatro Samuel Goldwyn, em Beverly Hills.

O que era de se esperar, Avatar e Guerra ao Terror lideram a lista das indicações, concorrendo em nove categorias. A maior novidade deste ano fica por conta dos indicados a melhor filme: pela primeira vez desde 1943, 10 filmes vão disputar o principal prêmio da cerimônia. Sobrou espaço até para Distrito 9 e a animação Up - Altas Aventuras.

A 82ª edição do Oscar será apresentada pelos atores Steve Martin e Alec Baldwin e acontece no dia 07 de março, domingo, no Kodak Theatre, em Los Angeles, sendo transmitida ao vivo para mais de 200 países. Confira abaixo a lista dos principais indicados.

Melhor Ator
Jeff Bridges -
Crazy Heart
George Clooney -
Amor Sem Escalas
Colin Firth - Direito de Amar
Morgan Freeman -
Invictus
Jeremy Renner -
Guerra ao Terror

Melhor Diretor
James Cameron - Avatar

Kathryn Bigelow -
Guerra ao Terror
Quentin Tarantino -
Bastardos Inglórios
Lee Daniels - Preciosa: Uma História de Esperança
Jason Reitman -
Amor Sem Escalas

Melhor Roteiro Adaptado
Distrito 9
Educação

In The Loop
Preciosa: Uma História de Esperança
Amor Sem Escalas


Melhor Roteiro Original
Guerra ao Terror
Bastardos Inglórios

O Mensageiro
Um Homem Sério

Up: Altas Aventuras


Ator Coadjuvante
Matt Damon -
Invictus
Woody Harrelson - O Mensageiro
Christopher Plummer - The Last Station
Stanley Tucci -
Um Olhar do Paraíso
Christoph Waltz -
Bastardos Inglórios

Melhor Atriz
Sandra Bullock - Um Sonho Possível
Helen Mirren - The Last Station
Carey Mulligan -
Educação
Gabourey Sidibe - Preciosa: Uma História de Esperança
Meryl Streep - Julie e Julia

Melhor Atriz Coadjuvante
Penelope Cruz -
Nine
Vera Farmiga - Amor Sem Escalas
Maggie Gyllenhaal -
Crazy Heart
Anna Kendrick - Amor Sem Escalas
Mo'Nique - Preciosa: Uma História de Esperança


Melhor Animação Longa-Metragem
Coraline
O Fantástico Sr. Raposo

A Princesa e o Sapo

The Secret of Kells
Up: Altas Aventuras

Melhor Filme
Avatar
Um Sonho Possível
Distrito 9

Educação

Guerra ao Terror

Bastardos Inglórios

Preciosa: Uma História de Esperança
Um Homem Sério

Up: Altas Aventuras

Amor Sem Escalas


Melhor Direção de Arte
Avatar
O Mundo Imaginário do Doutor Parnassus
Nine

Sherlock Holmes

The Young Victoria


Melhor Fotografia
Avatar
Harry Potter e o Enigma do Príncipe

Guerra ao Terror

Bastardos Inglórios

A Fita Branca


Melhor Figurino
Brilho de Uma Paixão
Coco Antes de Chanel
O Mundo Imaginário do Doutor Parnassus

Nine

The Young Victoria


Melhor Montagem
Avatar
Distrito 9

Guerra ao Terror

Bastardos Inglórios

Preciosa: Uma História de Esperança


Melhor Filme Estrangeiro
Ajami (Israel)
El Secreto de Sus Ojos (Argentino)
A Teta Assustada (Peru)
Un Prophète (França)
A Fita Branca

Melhor Trilha Sonora Original
Avatar
O Fantástico Sr. Raposo

Guerra ao Terror

Sherlock Holmes

Up: Altas Aventuras

Melhor Canção Original
Almost There -
A Princesa e o Sapo
Down in New Orleans -
A Princesa e o Sapo

Loin De Paname - Paris 36
Take it All -
Nine

The Weary Kind -
Crazy Heart


Melhor Edição de Som
Avatar
Guerra ao Terror
Bastardos Inglórios

Star Trek

Up: Altas Aventuras

Melhor Mixagem de Som
Avatar
Guerra ao Terror

Bastardos Inglórios

Star Trek

Transformers: A Vingança dos Derrotados


Melhores Efeitos Especiais
Avatar
Distrito 9

Star Trek


Melhor Maquiagem
Il Divo
Star Trek
The Young Victoria


Melhor Documentário Longa-Metragem
Burma Vj
The Cove
Food Inc.
The Most Dangerous Man In America: Daniel Ellsberg and the Pentagon Papers
Which Way Home


Melhor Documentário Curta-Metragem
Province
The Last Campaign of Governos Booth Gardner
The Last Truck: Closing of a GM Plant
Music by Prudence
Rabbit à la Berlin


Melhor Animação Curta-Metragem
French Roast
Granny O´Grimn´s Sleeping Beauty
The Lady and the Reaper (La Dama e la Muerte)
Logorama
A Matter of Loaf and Death


Melhor Curta-Metragem
The Door
Instead of Abracadabra
Kavi
Miracle Fish
The New Tenants